Buscar
  • Priscilla Kajihara

O que é Micropigmentação?



Hoje em dia nós mulheres temos um estilo de vida corrido e procuramos praticidade, queremos algo que nos deixe sempre lindas mas sem muito esforço, e a micropigmentação veio para resolver esse problema, por isso vem conquistando mulheres de todas as idades pelo mundo.

Pra você que já fez micropigmentação ou tem interesse mas está em dúvida em fazer ou não este procedimento, aqui vão algumas dicas e informações valiosas para você se decidir e se render de vez aos encantos das chamadas “SPMU” semi-permanent makeup.


O que é micropigmentação?


Micropigmentação é um procedimento estético que consiste em implantar pigmento na pele de forma não definitiva. Ela é indicada para corrigir imperfeições, seja ela nas sobrancelhas, na boca ou até mesmo para fazer um delineado clássico nos olhos ou deixar a boca corada. Com a evolução desta técnica conseguimos hoje resultados super naturais. Muitos profissionais estão se especializando também em micropigmentação paramédica que pode fazer a reconstrução da aréolas dos seios, camuflagem de cicatrizes ou manchas de vitiligo e até mesmo ser usada para casos de calvície.


Como manter a micropigmentação bem cuidada:


É muito importante cuidar da sua micropigmentação e da manutenção da sua sobrancelha diariamente para que ela dure o máximo possível e para que ela fique linda todos os meses.


Aqui vão algumas dicas de ouro:


-Sempre mantenha sua sobrancelha aparada, faça a limpeza dos pelos que estão fora do design pelo menos de 15 em 15 dias e você terá Sobrancelhas lindas todos os meses.


-Não se exponha ao sol excessivo. O sol é inimigo número 1 da micropigmentação e faz com que o pigmento saia antes do prazo. Se for sair proteja sempre sua sobrancelha com protetor solar fator 30 á 50, assim você estará protegida contra os raios do sol e contra o clareamento precoce da micropigmentação.


-Outra dica importantíssima e que poucas pessoas sabem é que o shampoo é um ótimo clareador. As químicas existentes no produto e por seu auto poder de limpeza, o shampoo é o 2º maior inimigo das Micropigmentadoras.

Ao tomar banho, muitas pessoas deixam escorrer no rosto a espuma do shampoo ao lavar o cabelo, e isso faz com que sua pigmentação clareie muito mais rápido.

Então já sabe, ao tomar banho deixe a espuma bem longe das Sobrancelhas.


-Alimentação! Isso mesmo! Quem tem uma alimentação equilibrada consequentemente terá uma pele mais saudável, e isso traz muitos benefícios não somente a sua saúde como também para a sua micropigmentação.


-O hábito de fumar é o 3º maior inimigo das suas lindas Sobrancelhas.

O tabaco além de envelhecer a pele pode influenciar na coloração da sua micropigmentação, isso porque ele está inserido diretamente na corrente sanguínea o que pode causar falhas na micropigmentação e mudança na coloração.


Quanto tempo ela dura?


Hoje em dia se discute muito a respeito da durabilidade da micropigmentação. Devemos lembrar que micropigmentação não é uma tatuagem, ela é uma semi-permanente que não durará para sempre. Seu tempo médio de duração é entre 8 a 14 meses, mas há varios fatores que interferem na sua durabilidade como seu tipo de pele, cuidados pós procedimento e alguns fatores externos.


É necessário ir à uma designer de sobrancelhas mesmo depois de ter feito a micropigmentação?


Você não precisa necessariamente ir todos os meses a uma Designer de Sobrancelhas se você já tem prática com a pinça e consegue por si só aparar e retirar os pelos que estão fora do seu design. Mas quando uma designer profissional faz a manutenção dos pelos ela consegue um resultado muito melhor do que o feito em casa, pois ela fará o trabalho com muito mais precisão, obtendo um resultado perfeito com a limpeza total da área dos olhos.


Quais as vantagens de fazer uma micropigmentação?


Sem dúvida a micropigmentação trás varias vantagens para quem a utiliza. Imagina acordar, lavar o rosto e já estar pronta? Isso mesmo, seja ela nos lábios, nos olhos ou nas Sobrancelhas você pode acordar maquiada e pronta para qualquer compromisso.

Outra vantagem da micropigmentação é que você pode ir à piscina ou à praia, mergulhar e não sair toda borrada da água.

No verão também há algumas vantagens. A micropigmentação não borra, não derrete e não some com o calor excessivo, com a transpiração ou com o simples ato de coçar a pele maquiada e só depois se dar conta de que está com os olhos manchados ou com uma das Sobrancelhas faltando por ter passado a mão sem querer em cima dela.


Quais são os riscos?


Assim como todo procedimento estético a micropigmentação também tem alguns riscos, por isso é muito importante ficar atendo na escolha do profissional que fará a sua micropigmentação.

Sempre pegue referências e veja os trabalhos anteriores do profissional que será escolhido a fim de diminuir ao máximo os riscos de um procedimento mal feito e para que você tenha uma boa experiência com a micropigmentação.

A biossegurança é o requisito fundamental para qualquer procedimento estético e o profissional tem que estar capacitado para isso, usando materiais descartáveis e fazendo a assepsia correta tanto da pele do cliente como dos matérias reutilizáveis como pinças, tesouras, Indutor manual e etc., sempre usando a auto-clave para desinfetar pois o risco de infecção é grande e deve ser diminuído ao máximo visando sempre a segurança do cliente e do próprio profissional.

Como as Sobrancelhas são a moldura do rosto é muito importante o profissional ter estudado visagismo e simetria para encontrar o desenho ideal para o seu tipo de rosto e somente após a sua aprovação ele deverá começar o procedimento de micropigmentação.

A ficha de anamnese é outro ponto muito importante de se fazer antes do procedimento. Nesta ficha você responderá algumas perguntas relacionadas a seu estado de saúde, e somente avaliando está ficha o profissional poderá analizar se você está apto ou não para fazer a micropigmentação, pois caso houver qualquer risco a sua saúde o procedimento requerido pelo cliente não poderá ser realizado.

Quando muito bem feito, este procedimento é um grande aliado da beleza, por isso procure saber o máximo sobre o que você está querendo fazer, pergunte, leia artigos e veja vídeos na internet, mas nunca deixe de conversar e tirar suas dúvidas com a profissional escolhida, pois ela poderá te passar informações corretas tirando todas as suas dúvidas, te dando a segurança e mostrando o profissionalismo necessário com que essa técnica deve ser feita.


Priscilla Kajihara é formada em Administração de empresas pela faculdade de Brasília Aiec, é especializada na técnica Microblading Tebori, estudou nas escolas “Peeling Estethic” e também na Academia de micropigmentação Europeia “PriBrows Academy”, é Micropigmentadora por formação e se especializou em técnicas avançadas de simetria facial, visagismo, colorimetria e camuflagem. Também estudou música e artes plásticas no Brasil. Empresária e Micropigmentadora, Priscilla futuramente quer fazer Workshops sobre design de sobrancelhas e dar cursos de micropigmentação por todo o Japão.

104 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo